• Correio Rondoniense

TJ manda fechar agência da Caixa após funcionária testar positivo para Covid-19

Sindicato constatou que outros empregados da unidade, ao invés de entrarem em quarentena, foram realocados para outras agências mesmo após diagnóstico positivo da funcionária.

A Justiça do Trabalho em Porto Velho determinou nesta semana o fechamento da agência da Caixa Econômica Federal, localizada na avenida Carlos Gomes após uma funcionária testar positivo para Covid-19. O resultado do exame foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) na terça-feira (14).


A decisão pede o afastamento imediato de todos os trabalhadores e determina que a agência deve ficar fechada até que seja realizada "a higienização completa e minuciosa, com a devida comprovação documental no processo".

A interferência judicial foi necessária, segundo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Região, pois o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) constatou que após o diagnóstico da funcionária os outros empregados da unidade, ao invés de serem colocados em trabalho remoto e afastados do contato com outros trabalhadores, estavam sendo redirecionados para outras agências da capital. A preocupação se estendeu com a liberação do pagamento do auxílio emergencial, que aumentou a movimentação nas agências da Caixa trazendo maior possibilidade de proliferação do vírus.

Segundo o TRT, os empregados do banco e terceirizados que trabalharam durante os 15 dias anteriores ao diagnóstico da funcionária, independente de terem tido contato direto ou indireto com ela, deverão ficar afastados pelo prazo mínimo de sete dias. Nesse período os funcionários trabalharão em home office, sendo permitido o retorno as atividades presenciais se não apresentarem sintomas sugestivos a doença.

Em nota, a Caixa informou que a empregada encontra-se com acompanhamento médico, e os demais empregados da agência receberam orientações específicas e foram liberados para trabalho remoto.

A agência foi fechada para a devida higienização de todo o espaço e devido cumprimento de ordem judicial voltará a funcionar no próximo dia 20. E reforçou que continua acompanhando a situação, a fim de avaliar medidas futuras que podem ser tomadas em decorrência da evolução dos acontecimentos.


Fonte: G1 RO

Foto: Ruvic/Reuters

1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Facebook Correio Rondoniense
  • Twitter Correio Rondoniense
  • Instagram Correio Rondoniense
  • Youtube Correio Rondoniense

© 2020 por Correio Rondoniense. Orgulhosamente criado por Influence Comunicação.

RONDONIENSE