- Correio Rondoniense
Durante videoconferência, Eduardo Japonês pede ao Governo de RO que eleve Vilhena à fase II
Governo sinaliza que pode revisar reclassificação de municípios que estão na fase 1.

A sinalização de que o Governo de Rondônia pode revisar a reclassificação em que coloca 23 municípios na fase 1, das medias de enfrentamento à covid-19, ocorreu logo após videoconferência com prefeitos do estado na manhã de hoje.
Na última segunda-feira (29) o governo estadual publicou uma portaria que determina o fechamento de comércios que não estão classificados como serviço essencial em 23 municípios, entre eles Vilhena.
Durante a videoconferência, coordenada pela Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), alguns prefeitos, como Eduardo Japonês (Vilhena), Thiago Flores (Ariquemes), Claudionor Lene (Nova Mamoré) e Arismar Araújo (Pimenta Bueno), solicitaram que fosse revista a classificação e elevados os municípios para a fase II do decreto estadual.
O secretário de saúde Fernando Máximo defendeu a classificação atual e afirmou que a reclassificação levou em consideração a ocupação de leitos de UTI e quantitativo de casos dos últimos 7 dias.
Além de reavaliar a decisão de mandar fechar os comércios, os prefeitos pediram ao Governo mais rigor na fiscalização de festas, que tem sido realizadas de forma clandestina nos municípios.
*Com informações do site Rondônia Agora