• Correio Rondoniense

Covid-19: Vilhena registra 16 casos nesta segunda e chega 327, 4 pacientes estão internados na UTI

Vilhena registrou 1 novo óbito e 16 novos casos confirmados de vilhenenses com covid-19 nesta segunda-feira, 22 de junho, sendo 11 por RT-PCR e 5 por testes rápidos. A cidade identificou ainda 64 novos casos suspeitos e 46 resultados negativos. Dessa forma, Vilhena registra até as 20h de hoje: 327 casos confirmados de vilhenenses, 4 óbitos de vilhenenses, 1 óbito de morador de outro estado, 4 positivados moradores de outros estados e 154 casos suspeitos. Há atualmente no município 175 casos ativos de moradores de Vilhena e 3 de outros estados, bem como 147 já recuperados e 2 transferidos.


O paciente que veio a óbito nesta segunda-feira era do sexo masculino, tinha 47 anos e morava no bairro Cidade Verde 2. Internado na Enfermaria da Central de Atendimento à Covid-19 no dia 15 de junho, o paciente evoluiu para sintomas mais graves e precisou ser intubado no último sábado, dia 20. Com piora no quadro, o paciente não resistiu e veio a óbito na manhã desta segunda-feira, 22.


Estão internados 9 pacientes em isolamento na Central de Atendimento à Covid-19, sendo 4 na UTI com necessidade de respirador (um do sexo feminino com 61 anos e quatro do sexo masculino com 54, 74 e 78 anos) e outros cinco pacientes estão internados na Enfermaria da Central, três do sexo masculino com 49, 51 e 79 anos e dois do sexo feminino com 56 e 60 anos. Destes internados, 3 são confirmados e 6 são suspeitos. Todos os demais casos, sejam suspeitos ou confirmados, estão com recomendações expressas de cumprir isolamento domiciliar, pois não apresentam sintomas ou têm apenas sintomas leves.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena adquiriu recentemente grande quantidade de remédios para tratar o novo coronavírus: são mais de mil tratamentos, no total, compostos por hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina. O kit é entregue para pacientes que tenham passado por consulta e recebido prescrição médica, sujeita a reavaliação na Central de Atendimento à Covid-19. Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, os medicamentos também são administrados somente com termo de consentimento do paciente.


Neste domingo, 21 de junho, a Prefeitura de Vilhena recebeu do Governo Federal um importante reforço: cinco respiradores para atender pacientes com covid-19, sendo três de grande porte, para a UTI, e dois portáteis, para transporte de pacientes. A entrega dos equipamentos aconteceu na Central de Atendimento à Covid-19 com a presença do secretário municipal de Saúde, Afonso Emerick, e do diretor do Hospital Regional de Vilhena (HRV), Faiçal Akkari.


Pessoas que tenham sintomas ou se considerem suspeitas de ter covid-19 devem procurar os postos de Saúde em Vilhena. O novo protocolo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) passa a valer a partir desta semana. Baseado no guia de enfrentamento da pandemia do Ministério da Saúde, o documento foi elaborado por médicos do Hospital Regional (HRV), da Atenção Básica e profissionais da Semus. De acordo com a equipe responsável, o novo método de atendimento é dividido em quatro etapas e atende as necessidades da crescente quantidade de casos suspeitos e confirmados no município.


Denúncias de descumprimento de normas de Saúde podem ser feitas pelos números: 190 da Polícia Militar (24h) ou 3322-1936 da Vigilância Sanitária (7h às 17h30, de segunda a sexta-feira).


Fonte: Semcom

109 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Facebook Correio Rondoniense
  • Twitter Correio Rondoniense
  • Instagram Correio Rondoniense
  • Youtube Correio Rondoniense

© 2020 por Correio Rondoniense. Orgulhosamente criado por Influence Comunicação.

RONDONIENSE