• Correio Rondoniense

Construído em 1984, passo municipal vai ser reformado pela primeira vez

Prefeitura fez chamamento público que permitiu participação aberta de empresas interessadas em alugar local temporário para a equipe durante a reforma.

Vista área da prefeitura de Vilhena - Foto: Reprodução/Internet

Os arquivos da Secretaria Municipal de Planejamento guardam uma relíquia histórica de Vilhena: o projeto de engenharia do Paço Municipal, feito em janeiro de 1984, há recém-completados 36 anos. De lá para cá, o prédio nunca passou por reforma ampla, sendo alvo apenas de pequenos reparos pontuais. Assim, com o objetivo de corrigir problemas de desgaste da edificação e melhorar o ambiente de trabalho, a Secretaria Municipal de Planejamento iniciou o processo de reforma de seu prédio e, dentro da lei, abriu ampla concorrência na cidade para alugar espaço temporário para sua equipe durante a obra.

Foto: Divulgação/Semcom

Augusto Botelho Dias, engenheiro da Prefeitura desde 1989, encontrou os arquivos originais da planta da Prefeitura, assinada pelo engenheiro Aureo Rockenbach, e avalia o projeto como um dos patrimônios históricos da cidade. “Tanto o prédio atual, como o edifício onde hoje está a Unir, são importantes e bonitos, foram bem projetados. O desgaste é natural e essa reforma é importante para o nosso local de trabalho, em especial, que começou a apresentar problemas nos últimos anos”, conta.

Andréa Ferraz, arquiteta da Semplan, revela as benfeitorias previstas pela obra. “Faremos reforma da estrutura do telhado e colocação de telhas termoacústicas com acabamento colonial, conforme o estilo arquitetônico da Prefeitura. Haverá ainda ampliação do espaço, com construção de novas salas. Instalação de esquadrias externas, reforma estrutural, hidráulica, elétrica e sanitária do edifício, além de pintura geral, troca do forro e novas portas, entre outros reparos”, explica.

O secretário municipal de Planejamento, Ricardo Zancan, acrescenta que esta é uma ação de valorização de um importante setor da Prefeitura: o de projetos. “Aqui nascem e se desenvolvem os projetos das maiores obras do município. É importante que os profissionais competentes que temos consigam trabalhar bem em um ambiente adequado para suas necessidades. Desde já agradeço o comprometimento de todos com o município e as grandes obras que estamos conseguindo tirar do papel nesta gestão”, completa.

Plantas originais do passo municipal - Foto: Divulgação/Semcom

Locação de novo espaço


Para iniciar a reforma, os servidores deverão se deslocar temporariamente para outro prédio. O processo n° 556/20 para alugar novo espaço começou ainda em 24 de janeiro deste ano, na Semplan. Foi aberto chamamento público em 24 de março, com publicação na primeira página do Diário Oficial de Vilhena n° 2.938, do mesmo dia, como determina a instrução normativa n° 001/2015, da Controladoria Geral do Município. Todas as empresas interessadas tiveram oportunidade de participar e concorrer, como exige a lei federal n° 8.666/93.

No entanto, até o prazo de 30 de março, apenas duas empresas apresentaram propostas. Ambas se adequaram ao edital, porém, uma delas não janelas nem tinha ventilação natural do ambiente, o que vai contra as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde neste momento de pandemia do novo coronavírus. Além disso, o espaço não tinha aparelhos de ar-condicionado, o que exigiria gastos com retirada, transporte e instalação dos equipamentos que atualmente funcionam na Semplan. Por sua vez, o segundo local apresentava todos os itens faltantes neste primeiro e, por isso, foi locado, atendendo aos requisitos de segurança em Saúde, economicidade e melhor proposta.


Fonte: Semcom

14 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Facebook Correio Rondoniense
  • Twitter Correio Rondoniense
  • Instagram Correio Rondoniense
  • Youtube Correio Rondoniense

© 2020 por Correio Rondoniense. Orgulhosamente criado por Influence Comunicação.

RONDONIENSE