• Correio Rondoniense

Colorado D'Oeste completa 39 anos de emancipação política, conheça um pouco da história


Colorado D'Oeste na década de 1970

No dia 16 de junho de 1981, o então distrito Clorado D'Oeste, passou a categoria de município. Mas a história de Colorado começou bem antes. Assim como a maioria dos municípios de Rondônia, surgiu após o projeto de colonização do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que distribuiu terras para colonizadores vindos, sobre tuto, da região sul do Brasil.


A corrida para o território de Rondônia começa a partir da década de 1970, com a criação do Incra e dois Projetos Integrados de Colonização (PIC) sob o lema "Integra para Entregar" promovido pelo discurso nacionalista da ditadura militar.


O projeto de colonização Paulo de Assis Ribeiro, implantado no sul de Rondônia a partir de 1973, foi o que contribuiu para o inicio de Colorado e os demais municípios da região. Na época Vilhena já era um povoado, que deu início em 12 de outubro de 1912 com a instalação da estação telegráfica da Comissão Rondon .


Os primeiros colonizadores de Colorado chegaram em 1973, dando origem a uma pequena vila, que inicialmente se chamava Vinte Um, por estar distante 21 quilômetros da margem do rio do Colorado.


Embora tenha surgido no início da década, foi apenas no ano de 1978 que o primeiro administrador do núcleo urbano Colorado foi nomeado, o comerciante Jô Yutaka Sato.


Na época Colorado era um distrito, que fazia parte do município Vilhena. Em 1979 e 1980, o então prefeito vilhenense, Renato Coutinho, nomeou os administradores Ângelo Angelin e Reditário Cassol, que em sua gestão fundou os núcleos urbanos Cabixi e Cerejeiras. O último administrador do então distrito foi o Engenheiro Agrônomo Idevanir Ferrarini.

Região central de Colorado, ainda sem asfalto

Colorado deixou de ser distrito em 16 de junho de 1981, quando o município foi criado através da Lei Federal Nº. 6.921, sancionada pelo presidente general João Baptista Figueiredo.


Já instalação do município de Colorado D'Oeste ocorreu em 1º de fevereiro de 1983, quando os primeiros vereadores tomaram posse.


Para administrar o município, na fase inicial, o governador do Território Federal de Rondônia, coronel Jorge Teixeira de Oliveira nomeou em cargo de comissão com a função de prefeito, João Nunes de Morais.


O primeiro prefeito eleito do município foi Marcos Donadon em 1983, ocupando o cargo desde o ano da eleição até 1988. Atualmente o prefeito é professor José Ribamar de Oliveira, eleito em 2 de outubro de 2016 e empossado em 1º de janeiro de 2013.


Veja o vídeo de comemoração de 39 anos de Colorado;



Autor: Da Redação

*Com informações do Museu Virtual de Rondônia

27 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Facebook Correio Rondoniense
  • Twitter Correio Rondoniense
  • Instagram Correio Rondoniense
  • Youtube Correio Rondoniense

© 2020 por Correio Rondoniense. Orgulhosamente criado por Influence Comunicação.

RONDONIENSE