• Correio Rondoniense

Carta ao empreendedor em 2010

por Emerson Pinduka


Caro empreendedor leitor desta carta!

Neste momento, aqui no futuro, já conseguimos criar a maquina do tempo e é através dela que envio esta carta. Fomos assolados por um vírus, que a maquina do tempo não nos é útil, visto, a falta de crença, o egoísmo, e o individualismo capitalista, que reina entre a humanidade e ninguém iria acreditar se enviasse esta carta para qualquer um, a não ser a mim mesmo. Para você não achar que você esta ficando louco, vou lhe contar nosso segredo como chave de crença e continuidade da leitura e aprendizado com o que tenho a lhe dizer. A carta que escreveu para a Ana Carolina, e não teve coragem de entregar, você comeu. Pronto! Podemos prosseguir.

Vocês acabaram de sair da gripe Suína H1N1 achando que foi a pior praga vivida desde a peste negra e a gripe espanhola. Isso não é verdade. O pior está por vir e você tem que seguir atentamente ao que vou escrever nesta carta, pois você é a garantia que você, no caso eu aqui no meu presente, e você no futuro conseguimos sobreviver criar uma gordurinha para passar a pior de todas as pragas.

Estou dedicando meu tempo, em meio à quarentena, deste furacão chamado COVID-19, que começou na China 2019 e afetou todo o mundo sem distinção de raça ou poder aquisitivo, para que você não passe pelo que eu e todos os empreendedores do mundo estamos passando. Neste momento a economia congelou e praticamente tudo fechado. Apenas empresas de necessidades básicas estão funcionando e estamos sem previsão de voltar a normalidade. Se bem que nem sabemos mais se essa tal NORMALIDADE irá existir a partir agora. E sabe quais os pontos que nos fazem mais sofrer? O dinheiro que entrava todo dia já não entra mais; meus funcionários estão em casa por decreto, e ainda não decidi o que vou fazer com eles após isto; Meus fornecedores dizem que só vão vender a vista e não sei como vou pagar os boletos que venceram e os que estão por vencer; Lembro-me quando me falavam sobre planejamento e estar preparado para o pior cenário sempre. Muitos de nós riam, mas riamos muito e sempre dizíamos estar ocupado, para fugir de coisas que eu jugava supérfluo, já que o dinheiro estava entrando e eu estava SOBREVIVENDO, ATÉ BEM. Caso eu tivesse feito o que o bom gestor deveria fazer, que é ter uma reserva de pelo menos 6 meses de suas despesas, não estaria sofrendo tanto neste momento. Mas afinal como eu poderia conseguir juntar reserva se estava tudo tão apertado não é mesmo. Pois bem, mais um erro. Eu sempre me preocupei em vender produto e dar preço a eles, para confrontar com minha concorrência, quando o correto seria construir relações e entregar valor com proposito aos meus clientes. Hoje isso faz falta, pois meus melhores clientes se foram, sabe aqueles que pagam a vista? Pois é, este mesmo, se quer sei o nome deles ou tenho algum contato. Agora, eu poderia usar estes dados nos canais a distancia para contata-los e continuar servindo lhes de maneira Delivery, ou mesmo entregar algo diferenciado, que ele esteja precisando. Pois bem, não tenho tais informações que poderia ser a chave para minha reinvenção.

Como pode tanta gente estar se dando bem com tanta desgraça e eu não? E como conseguem se reinventar tão rápido e eu não. Inclusive entrei Em um grupo de WhatsApp só de empresários aqui da cidade, e vejo que todos estão ruins como eu, pois a todo momento é só reclamação, o grupo era que pra nos unir e ser alimentado com ideias e estratégias que estão dando certo pelos empresários pra juntos sairmos do “olho deste furação”, acabou virando um muro de lamentação.

E por que lhes escrevo tudo isto? Para que se preparem melhor, pois acredito que seguindo minhas orientações e ponto em pratica ai no passado, eu e você estaremos mais preparados quando o Hoje chegar.

Atente - se as seguintes lições:

1. Tenha proposito e juntamente com sua equipe tenha consciência do que você faz e porque faz;

2. Não tenha clientes, tenha uma rede confiante que você tem tenha a melhor solução e experiência que alguém possa entregar a eles; tenha todos os dados deles, isto será de suma importância.

3. Você também é funcionário da sua empresa e não dono. Então não seja o primeiro a saqueá-la; defina uma retirada justa e cumpra rigorosamente.

4. Controles financeiros! Sem ele você não sobrevive. O que não pode ser medido não pode ser controlado. Então tenha planeje, metas e monitore.

5. Atravesse a rua todos os dias e olhe pra sua loja e pergunte. O que eu posso e devo melhorar. Inovação constante é o segredo de sempre ser novidade para todos; 6. Esteja onde seu cliente te procura. O Online veio pra ficar e marketing nunca foi e nunca será despesa;

7. Capacite seus colaboradores eles serão seu bem mais precioso e estarão com você sempre que precisar. Lembre se! Capacitar colaboradores não é despesa. Despesa você tem quando trabalha com pessoas despreparadas e incompetentes.

8. O Associativismo e cooperativismo é a chave. Agora não existe concorrência e sim parceiros, que estão num mesmo segmento dividindo um mercado de clientes. Quem se relaciona melhor têm mais clientes. Entretanto a cultura de que sozinho vou mais rápido, hoje não conta mais, e sim que junto podemos ir mais longe e sobrevivemos mais.

9. Informação é o bem mais precioso. Então não pegue de qualquer fonte, pois coisas valiosas não são deixadas em qualquer lugar. Um tal de FAKE NEWS, acabou com muita gente e levou dinheiro de muito que queriam atalhos para resolução de problemas;

10. Cerque se de pessoas de mente positiva, que pensão em oportunidade e crescimento e perseverantes. Afaste-se de pessoas negativas, a possibilidade de você acabar como elas é maior. Importante aplicar as duas regras ao mesmo tempo.

11. Saiba que a vida é uma constante crise, e a cada uma delas superadas, você terá que ter aprendido algo. Pois a vida só tem dois tipos de níveis: Os que aprimoraram suas habilidades para ir para o novo desafio; e O nível de quem vai perdendo as vidas até receber o GAME OVER.

Quero que fique feliz por mi! Durante estes 5 meses de quarentena obrigatória e voluntaria, onde os clientes ainda não voltaram, mas as dividas sim – usei estratégias de Banco de Horas com contagem negativa – redução temporária salarial com redução de jornada de trabalho, alguns benefícios, que solidariamente foi liberado pelo governo e algumas instituições apoiadoras das empresas, me permitiram manter a moralidade do meu nome limpo. E se te escrevo estes ensinamentos por que sei que irás colocar em pratica, mas não guarde pra si, tão pouco mostre esta carta, apenas mostre com atitude e resultados. As outras pessoas imitam quem esta ganhando dinheiro. Seja referencia.

O que escrevi acima são as ações que tomei de ultima hora e que venho mantendo, e me fazem continuar a minha jornada de sobrevivência e de reinvenção, e de muitos que hoje estão vivos graças a termos vestido o chinelo a humildade e pedido ajuda aos que de competência. Se você já fizer isso desde agora será tudo mais fácil quando chegarmos aqui.

Espero que neste momento esta carta seja de grande valia para nós, VOCÊ e EU, como esta sendo e será muito útil daqui por diante.

Vilhena, 30 de Novembro de 2020.

Assinado: Empreendedor transformado para melhor, pelo COVID-19.

25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Receba nossas atualizações

  • Facebook Correio Rondoniense
  • Twitter Correio Rondoniense
  • Instagram Correio Rondoniense
  • Youtube Correio Rondoniense

© 2020 por Correio Rondoniense. Orgulhosamente criado por Influence Comunicação.

RONDONIENSE