• Correio Rondoniense

Câmara Municipal de Santa Izabel do Pará é destaque em gestão transparente e participação popular


O novo Presidente da Câmara de Santa Izabel do Pará, vereador Shigueo Kanai em apenas 5 meses de gestão, vem realizando mudanças na administração do Poder Legislativo izabelense, as quais têm impressionado positivamente os cidadãos daquele município. Mesmo sob as dificuldades enfrentadas em razão do combate e prevenção à Covid-19. A gestão legislativa se transformou em pouco tempo, em um bom exemplo para a sociedade paraense, promovendo uma forte transparência das boas práticas do modo como as contas estão sendo prestadas. A Câmara izabelense efetivou a gestão participativa, a transparência total do dinheiro público, um livro caixa que fica à disposição de qualquer izabelense para acesso aos documentos, nos quais são feitos os registros da prestação de contas, ou seja, o que entra e o que sai de dinheiro público. O acesso à informação também mudou, além dos canais oficiais em redes sociais do Parlamento izabelense, o Portal da Transparência passou a ser o maior canal de informação das ações legislativas junto à população. As Sessões, de maneira inédita passaram a ser transmitidas ao vivo pela internet.


A extraordinária mudança no fortalecimento e inovação da transparência e controle social da nova gestão, mudou até o perfil de trabalhadores da Casa de Leis de Santa Izabel do Pará. Pela primeira vez na história da Câmara Municipal izabelense, foram contratados profissionais de trabalho PcDs - Pessoa com Deficiência. Foi a primeira vez que o Poder Legislativo izabelense contratou uma equipe PcD - Pessoa com Deficiência para colaborar na administração. Tal ação teve imensa aceitação e apoio popular, em função da inclusão de trabalhadores PcDs não somente para cumprir a política nacional de inclusão da pessoa com deficiência, mas pelo protagonismo e importância no ambiente de trabalho, pelo critério de um PcD contratado, ser o secretário geral da Câmara Municipal.


A nova gestão inovou na transparência, porque publicou sua prestação de contas do mês de março em um jornal da cidade para maior e melhor acesso dos cidadãos às informações do uso do dinheiro público. Pelos números se observou a boa prática da economia municipal. Quando o Poder Legislativo, reduziu gastos, enxugou despesas e garantiu uma economia no orçamento, no valor de R$ 122,796,11.


As mudanças significativas, em tão pouco tempo, permitiram à população o exercício pleno do controle social e o combate às velhas práticas, além de marcar o trabalho da transparência e acesso à informação que vem sendo reconhecido pela população izabelense, que tem apoiado e incentivado a implementação das mudanças, por meio das redes sociais, em comentários positivos diariamente.


As mudanças na gestão do Poder Legislativo izabelense são importantes e marcam um novo tempo naquele município, tornando-se um bom exemplo para outras Câmaras municipais. Mas é necessário pontuar, ser a população a grande beneficiada no uso correto, participativo e transparente dos recursos públicos. É fundamental, portanto, a fiscalização dos próprios cidadãos nas ações legislativas, conhecendo e buscando diariamente todas as informações decorrentes das práticas de gestão e do uso dos recursos públicos.


“ A prestação de contas e o balanço financeiro é público e tem que ser mostrado sempre porque é o certo, o povo deve conhecer as atividades financeiras da gestão da Câmara, isso é transparência com o dinheiro do cidadão izabelense.” Afirmou o Presidente da Câmara de Santa Izabel do Pará.

56 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Facebook Correio Rondoniense
  • Twitter Correio Rondoniense
  • Instagram Correio Rondoniense
  • Youtube Correio Rondoniense

© 2020 por Correio Rondoniense. Orgulhosamente criado por Influence Comunicação.

RONDONIENSE